Bom dia, pessoal! Alexandre Orrico aqui, editor do Garimpo e diretor no Núcleo. Já tem algumas semanas que o Instagram começou a me entregar vídeos de tarrafas, a arte de pescar com uma rede circular com pequenos pesinhos em torno da circunferência de sua própria malha.
Diariamente antes de dormir me afundo cada vez mais na Tarrafosfera, em vídeos de campeonatos, tutoriais de como jogar tarrafa, histórias de superação, tarrafadas plásticas e competições da técnica mais bonita desta arte milenar.
O que seu algoritmo te entrega de peculiar?
Na news de hoje: Trump pode encontrar Lula (ou não) depois de espalhar fake news sobre autismo. E a teoria da conspiração segundo a qual Anitta morreu e foi substituída. Aviso: nesta terça, o dump do Capanema e o megadump do editor estão exclusivos para assinantes pagos.
ENQUANTO ISSO, NAS REDES
Autismo, Magnitsky, coação
Nesta segunda-feira, Donald Trump fez um anúncio para relacionar — sem provas, claro — paracetamol e vacinas ao autismo em crianças. No mesmo dia, o Departamento do Tesouro do seu governo anunciou a aplicação da Lei Magnistky contra Viviane de Moraes, mulher do ministro do STF Alexandre de Moraes. "Agora é que vai começar a ficar divertido! Só estamos preparando o terreno para a asfixia completa... tic-tac", prometeu o neto de ditador Paulo Figueiredo, artífice das sanções contra o Brasil ao lado de Eduardo Bolsonaro. Ainda nesta segunda-feira agitada para a direita, a PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciou a dupla por coação em processo judicial.
Esta terça-feira também deve ser animada com o discurso de Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU: vai ser a primeira vez que ele e Trump estarão no mesmo ambiente, mas fontes ouvidas pela CNN Brasil dizem que os dois não devem conversar.

VIMOS POR AÍ
Será que foi o Chat?
A influenciadora Bruna Biancardi, mulher de Neymar, deixou um comentário em um post com um trecho da entrevista de Leo Dias com Virginia Fonseca no Instagram. Algumas pessoas viram indícios de texto escrito pelo ChatGPT, principalmente por causa de duas frases com — sempre ele — travessão:
- "Os meus problemas eu não resolvo na internet, muito menos em entrevistas — ainda mais para esse tipo de ‘jornalismo’."
- "Ela já demonstrou não ter postura e educação comigo, dentro da minha casa inclusive — bem diferente da pessoa que ela mostra ser na internet."
GARIMPO NO SITE
Birutas da internet
Desde que Anitta "debutou um novo rosto", birutas da internet começaram a espalhar uma teoria da conspiração dizendo que a cantora morreu e foi substituída.
Leia o artigo completo
Cadastrar-se agora para ler o artigo completo e ter acesso a todos os artigos por somente assinantes pagantes.
Inscrever-se